Muitos apostadores as vezes se confundem entre o DESDOBRAMENTO de dezenas e o FECHAMENTO de dezenas. E também alguns ainda apresentam dificuldades em escolher qual deles usar.

Vamos lá: em termos bem resumidos temos:

Desdobramento é o número de apostas simples que existem dentro de um jogo com mais dezenas do que as mínimas necessárias para apostar.

Fechamento é selecionar um grupo de números dentro do universo da loteria e criar todas as combinações únicas possíveis, excluindo as sequências que se repetem.

Quando se deseja aumentar as chances de ganhar, a partir de prêmios pequenos até os maiores em uma Loteria, é preferível a técnica do DESDOBRAMENTO. Até porque ela acaba aumentando as chances de de se ter prêmios menores, em múltiplas vezes.

Como exemplo prático, vamos imaginar que o apostador deseja jogar na QUINA.

A QUINA sorteia 5 dezenas. Vamos imaginar que o apostador deseja fazer cartões simples ( com 5 dezenas apostadas). Mas ele quer usar 7 dezenas. Então ele faz um DESDOBRAMENTO. Por exemplo:

Dz 1 - Dz 2 - Dz 3 - Dz 4 - Dz 5

Depois:

Dz 1 - Dz 2 - Dz 3 - Dz 4 - Dz 6... e assim por diante. Pode-se verificar que no final ele acaba fazendo vários cartões com 5 dezenas, para utilizar as 7 que ele quer apostar.  Também nesse caso, a própria Lotéria acaba fazendo o desdobramento na máquina, se o apostador chegar lá e fizer um cartão com 7 dezenas. 

É a mesma coisa. E o prêmio pode ser multiplicado, caso ele acerte dentre as 5 dezenas, ele acerte por exemplo 3. Terá vários ternos e duques. O preço final também é o mesmo.

Agora, usando a QUINA ainda como exemplo, se ele desejar usar 15 dezenas e desejar fazer todas as combinações possíveis entre os números (excluindo as sequencias repetidas, por exemplo 02. 32 é igual a 32.02, neste caso ele estará fazendo um FECHAMENTO.